segunda-feira, 20 de setembro de 2010


Jogo MATIX

As regras do jogo Matix são simples. Primeiro colocamos e conferimos em seu tabuleiro todas as suas peças verificando as 35 tampinhas de garrafa pet constando em sua parte superior números positivos e números negativos e uma tampinha curinga totalizando 36 peças. Após conferirmos o jogo e antes de iniciarmos o jogo, primeiro uma disputa no par-ou-ímpar para que o vencedor escolha se prefere jogar na vertical ou horizontal dando início ao jogo. Para iniciar o aluno deve retirar o curinga e escolher uma peça da linha em que escolheu jogar, na coluna vertical, ou se preferiu jogar na coluna (horizontal). O segundo jogador também retira o curinga dando continuidade ao jogo tirando uma peça da linha escolhida. O jogo se torna interessante a cada momento que os alunos traçam estratégias antecipando cada jogada. Para determinar o vencedor, soma os pontos positivos e os pontos negativos, fazendo em seguida a subtração dos dois obtendo o resultado final. Vence quem fizer o maior números de pontos. Indicado para turmas de 6° ano, o jogo tem por objetivos, o cálculo mental de adição e de subtração com números inteiros, o desenvolvimento de estratégias, de raciocínio para resolver problemas, entre outros.


Material Necessário

-1 tábua quadrada de MDF com 43 centímetros de lado
-36 tampinhas de garrafa PET
-Lixa fina n° 150
-Tinta plástica nas cores verde, azul-claro, laranja, amarelo, preto e rosa
-Pincel chato, série 815, n° 12
-Adesivos com números, letras e sinais de + e –

Como Fazer
1. Pintura do Tabuleiro
Lixe a tábua e risque cinco linhas horizontais e cinco verticais de modo que se formem 36 quadrados de 7,16 centímetros de lado. Peça a um marceneiro para marcar as divisões em baixo relevo. Caso isso não seja possível, apenas pinte as linhas de preto. Depois que a tinta secar, pinte cada casa com uma cor. Dê quantas mãos forem necessárias para um bom acabamento.
2. Preparação das peças
Lixe cada tampa da garrafa PET para tirar a marca impressa e deixar a superfície com melhor aderência. Fixe os adesivos da seguinte maneira: duas tampinhas com o -10, duas com o -5, duas com o -4, duas com o -3, duas com o -2, duas com o -1, três com o 0, duas com o +1, duas com o +2, duas com o +3, duas com o +4, quatro com o +5, uma com o +6, duas com o +7, duas com o +8, duas com o +10, uma com o +15 e uma com a palavra curinga, feita com as letras adesivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário